Select Page
Plano Estratégico de Sustentabilidade

“As oportunidades não aparecem são criadas” é o lema da iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS.

No ano de 2015 foi criada uma agenda cujo objetivo será estabelecer uma linha de comunicação universal de objetivos que possam combater as alterações climáticas e a pobreza no mundo.
O nome dessa agenda é AGENDA 2030 e nela estão inseridos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que abordam diversas dimensões, tais como: social; económico e ambiental. Esta linha de comunicação entre países visa promover a paz, justiça e instituições fortes. Aos dias de hoje a iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS, compromete-se a cumprir com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“As oportunidades não aparecem são criadas” é o lema da iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS.

O JOGA PELAS CRIANÇAS é um evento solidário, em que todas as receitas de bilheteira revertem a favor das crianças de várias instituições em Portugal.

Sendo o futebol o desporto mais popular do mundo, porque não aproveitar esta popularidade e angariar um montante que pode mudar a vida de algumas crianças?

Surgiu assim a ideia de organizar um jogo de futebol solidário em que as equipas são constituídas por figuras públicas e antigos jogadores. O objetivo é captar a atenção do público para ajudar aqueles que mais necessitam.

De seguida será explicado de que forma a iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS tem vindo a trabalhar para combater os problemas associados à AGENDA 2030.

Os 17 objetivos referidos pela ONU para transformar o mundo mais sustentável são:

 17 objetivos referidos pela ONU para transformar o mundo mais sustentável

Figura 1- 17 objetivos criados pela ONU

Dentro destes objetivos a Iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS tem vindo a desenvolver temáticas e apoios para:

1 – Erradicar a pobreza e 2 – Erradicar a Fome

Desde 2020, ano que foi criada esta iniciativa, que o objetivo principal era angariar fundos monetários e alimentares para distribuir pelas principais Organização Não Governamentais de Portugal, tais como a UNICEF Portugal; Liga Portuguesa Contra o Cancro; Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Acreditar. Ao longo dos primeiros 2 anos de existência foram angariados cerca de 25.000,00€ (vinte cinco mil euros) e foram ainda distribuídos para a UNICEF cerca de 600 barras de sabão; 7.680 saquetas de micronutrientes; 3.600 lápis e 26.880 vacinas contra o Sarampo.

3 – Saúde de qualidade

Melhoria da Ala pediátrica do IPO do Porto e Lisboa. Presença dos Embaixadores na sala do IPO de Lisboa para conviver com as crianças e familiares.

4 – Educação de Qualidade e 5 – Igualdade de género

No ano de 2023 será criado a TOUR ESCOLAS, temática que irá ajudar a promover uma melhor educação por várias escolas da área metropolitana de Lisboa e do Porto. Os temas de foco desta iniciativa são o Desporto, Alimentação Saudável e Igualdade e Inclusão, os objetivos específicos a atingir serão:

– Promoção da tolerância social e prevenção de fenómenos socias assentes nas desigualdades;

– Promoção da igualdade de género;

– Prevenção da violência no namoro;

-Criação de espaço de consciencialização e discussão.

De salientar também que os Embaixadores da Iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS são antigas Lendas de Futebol e Figuras Públicas, tanto homens como mulheres.

 12 – Produção e consumo sustentáveis e 13 – Ação Climática

Todo o processo envolvente ao redor da iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS é criado e desenvolvido para diminuir ao máximo a pegada de carbono e assim contribuir para a luta conta as alterações climáticas. Todos os materiais utilizados na produção do evento solidário JOGA PELAS CRIANÇAS são reutilizados nas edições seguintes. O merchandising utilizado pela marca JOGA PELAS CRIANÇAS é realizado através de uma linha sustentável, como por exemplo a bola wabada sustentável; brinquedos de praia feitos através de plástico reciclado, saco solúvel entre outros.

Ao longo destes dois anos de crescimento, a iniciativa JOGA PELAS CRIANÇAS têm vindo a melhorar e aumentar as ajudas às quais se tem comprometido. Crescimento este responsável e sustentável visando um único objetivo: ajudar as populações e organizações mais vulneráveis a terem melhores condições de vida, sobretudo o futuro do País e da sociedade portuguesa, as crianças.

“Se consegues sonhar, consegues fazê-lo”